Monday, August 04, 2014

GUARDIÕES DA GALÁXIA

Desde que a Marvel se estabeleceu como estúdio de cinema ela vem criando uma espécie de gênese cinematográfica. Todos os seus personagens estão ligados de alguma forma. Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Thor e Capitão América funcionam separadamente, mas na realidade fazem parte de uma grande história.

Continuando sua jornada cinematográfica a Marvel lança aquele que é, sem a menor dúvida, seu projeto mais ambicioso, “Guardiões da Galáxia”. Ambicioso porque o filme não tem nenhum de seus personagens mais populares, ou seja, aposta mais do que audaciosa. E para a surpresa de muita gente esta talvez seja a melhor adaptação que o estúdio já realizou.

Guardiões é uma daquelas raras exceções que assumem, sem constrangimento, seu caráter de entretenimento, e digo isso sem nenhum sentido pejorativo, é entretenimento e de ótima qualidade.

A história gira em torno de um grupo de heróis desajustados e ambíguos que por mera coincidência acabam se reunindo na tentativa de salvar a galáxia. Falando assim parece uma historinha boba cheia de clichês, mas o desenvolvimento dela é excepcional.

Dirigido por James Gunn o filme tem um tom irônico e farsesco e um humor ácido que encanta e prende a atenção do público desde o começo. E o mais interessante é que grande parte desse sucesso se deve a dois personagens gerados totalmente por computação gráfica, o guaxinim Rocky, que tem a voz do ator Bradley Cooper, e a árvore ambulante Groot, melhor interpretação de Vin Diesel em toda sua carreira.

Homenageando as cine-séries dos anos 40 guardiões da galáxia, não por acaso, se aproxima por diversas vezes de um clássico da ficção científica, star wars, o original de 1977. Se tudo isso não bastasse ainda tem a magnífica trilha sonora que traz grandes nomes da música pop dos anos 70 e 80, como Jackson Five e que ainda tem papel significativo na sub-trama do filme.

Fortíssimo candidato a se tornar uma daquelas produções cult, Guardiões da Galáxia vale cada centavo pago em seu ingresso. É só deixar a caretice de lado e mergulhar nessa deliciosa aventura.


No comments: